O eurodeputado André Franqueira Rodrigues visitou ontem, no concelho da Povoação, um dos projetos integrados no LIFE IP Azores Natura, numa iniciativa com vista à defesa das políticas europeias de conservação da natureza e da biodiversidade.
A visita insere-se num conjunto de iniciativas que o eurodeputado tem vindo a desenvolver para chamar a atenção da Comissão Europeia para a importância da manutenção do programa LIFE, cuja continuidade está ameaçada pela proposta de orçamento comunitário para o período 2028–2034, que prevê a sua extinção.
“O programa LIFE é o instrumento mais relevante da União Europeia dedicado à proteção da biodiversidade e à concretização do objetivo de proteção de 30% da biodiversidade na UE. Eliminar este programa, como parece ser a intenção da Comissão Europeia, seria um retrocesso incompreensível e um verdadeiro crime lesa ambiente”, afirmou André Franqueira Rodrigues.
No caso dos Açores, o programa LIFE IP Azores Natura representa atualmente o maior programa comunitário na Região Autónoma dos Açores com esta finalidade, mobilizando quase 12 milhões de euros de financiamento europeu, num investimento total de cerca de 20 milhões de euros.
Este programa abrange 24 zonas de proteção especial em todo o arquipélago e apoia não só projetos concretos de conservação, como também ONGs e entidades locais que, em muitos casos, não dispõem de outras fontes de financiamento.
“A visita a este projeto na Povoação, tal como o trabalho que se realiza no Nordeste e noutros concelhos, é a prova viva da relevância e impacto do LIFE IP no território. É fundamental evidenciar esta importância a nível local e regional, para que em Bruxelas se perceba que este programa faz a diferença na preservação da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável dos Açores”, acrescentou o eurodeputado.
Em Bruxelas, André Franqueira Rodrigues tem subscrito perguntas orais à Comissão Europeia e promovido diversas iniciativas parlamentares no sentido de defender a continuidade do LIFE e garantir que os compromissos ambientais da União Europeia não ficam apenas no papel.
“O futuro do ambiente europeu constrói-se também a partir de projetos como este, nos Açores, que são exemplo de como a Europa pode ser sustentável, solidária e próxima das suas comunidades locais”, concluiu.